Os segredos do prolapso da valva mitral do coração



O prolapso na valva mitral é uma condição cardíaca predominantemente assintomática, de tratamento simples, que afeta principalmente as mulheres

O coração humano possui quatro valvas, que são delicadas portas, de 1 milímetro de espessura, que comunicam os átrios e os ventrículos, mitral e tricúspide, ou as artérias que se ligam ao coração, pulmonar e aorta. Abrem e fecham a cada batimento cardíaco, ou seja mais de 100.000 vezes ao dia.

O que é prolapso na valva mitral (PVM)?

Cerca de 5 a 10% das pessoas, principalmente as mulheres, apresentam um prolapso na valva mitral (PVM). Isso quer dizer que as duas finas partes dessa espécie de porta ao se fecharem não conseguem vedar completamente a passagem de sangue, por um mecanismo genético que promove alterações na estrutura e no movimento da valva. Esse processo pode ser agravado pela idade.

Sintomas e diagnóstico

O PVM é na maioria das vezes assintomático. Mas algumas pessoas com PVM queixam-se de palpitações, dor torácica ou fadiga. Portadores de PVM também, mais frequentemente, apresentam distúrbios psíquicos associados, como ansiedade, depressão e pânico.

O diagnóstico pode ser feito pelo exame médico clínico, onde o cardiologista “ausculta” um discreto sopro cardíaco, ou, de forma definitiva, pelo exame de ecodopplercardiograma, um ultrassom do coração.

Tratamento e evolução

O PVM tem quase sempre uma evolução benigna, sem necessidade de qualquer tipo de tratamento. Alguns portadores, contudo, podem necessitar de terapêutica para aliviar seus sintomas ou suas condições psíquicas associadas. Mais raramente, o PVM pode evoluir para uma insuficiência do funcionamento da mitral, com arritmias, risco de embolias, crescimento e descompensação do coração. Nestas situações, pode ser necessária uma cirurgia cardíaca reparadora.

Portadores de PVM devem conhecer o seu grau de comprometimento cardíaco, realizar exames periódicos para avaliar a evolução do quadro. Em caso de infecções ou cirurgias, mesmo as dentárias, quem tem PVM deve solicitar orientação médica, pois medidas preventivas estão indicadas em algumas situações para evitar riscos.


Fonte: Marcus Malachias. Disponivel em : https://veja.abril.com.br/blog/letra-de-medico/os-segredos-do-prolapso-da-valva-mitral-do-coracao/





« Voltar

Copyright © 2018 Todos os direitos reservados para Incorlages
Green TI