Pericardite Aguda

O pericárdio é um saco constituído de duas camadas flexíveis e distensíveis que envolvem o coração. A pericardite aguda é uma inflamação do pericárdio que apresenta um início súbito, sendo freqüentemente dolorosa. A inflamação faz com que o líquido e os produtos inflamatórios do sangue (como fibrina, eritrócitos e leucócitos), depositem-se no espaço pericárdico, o que chamamos de derrame pericárdico.

As causas da pericardite aguda vão  desde infecções virais até o câncer, o qual é potencialmente letal. Outras causas incluem, AIDS, Infarto do Miocárdio, cirurgia cardíaca, Lúpus Eritematoso Sistêmico, doença Reumatóide, insuficiência renal, lesões traumáticas , radioterapia e escape de sangue de um Aneurisma da Aorta ou dissecção aguda da aorta. A pericardite aguda  também pode ser um efeito colateral de certas drogas, como anticoagulantes, penicilina, procainamida, fenitoína e fenilbutazona. A P pericardite aguda a poderá ser recorrente e sem uma causa aparente (pericardite aguda idiopática).

Os sintomas normalmente são febre e dor torácica. A dor pode ser semelhante à de um infarto do miocárdio, exceto pela sua tendência a piorar na posição deitada, durante a tosse ou com a respiração profunda.


« Voltar

Copyright © 2012 Todos os direitos reservados para Incorlages
Green TI